Educação Ambiental para Todos

Dentro da visão do Com Ciência, a educação integral teria obrigatoriamente, que contemplar vários aspectos da vida humana como relacionamentos interpessoais, relação respeitosa com a natureza e por fim uma cultura artística ampliando visões do mundo local regional e internacional.

Dentro dessa perspectiva, para aumentar a curiosidade de crianças e adultos, utilizou muitos recursos artísticos/ audiovisuais para focar questões ambientais.  Pois como a problemática é abstrata, fazer problemas e soluções se tornarem visíveis foi sempre a ideia central. Assim ao longo de sua existência desenvolveu vários projetos públicos de educação ambiental, que foram muito bem aceitos pelos mais diversos setores da sociedade. Trata-se de educação ambiental fora do circuito da educação escolar. E hoje com o avanço das mudanças climáticas percebe-se  o quão ações como essas, são importante. A relação com a natureza tem que ser trabalhada desde a infância, porque serão eles que terão as consequências num futuro muito próximo. Segundo o pensamento indígena norte-americano, “não somos proprietários desse planeta, e sim inquilinos de nossos filhos”.

CONSUMO SUSTENTÁVEL

Idealizador: Túlio Rodrigues como fotógrafo inclusive.

Consultoria Ambiental:  Gelva Costa Rodrigues- Especialista em Direito e Educação

Patrocinador:  Jornal O Popular/ Organização Jaime Camara
Cidades: Goiânia e Brasília

Apresentar a reciclagem como solução eficaz para o problema do lixo, é a atual tendência ambiental brasileira. Essa ação é embasada na preservação dos recursos naturais utilizados como matéria prima, porém, libera de maneira irrestrita o consumo, gerando cada vez mais lixo.

A proposta apresentada no atual pavilhão é clara, lógica e de fácil entendimento, pois trata-se de  uma  exposição fotográfica educativa, que tem a intenção de provocar no observador primeiramente espanto, logo em seguida indignação e por fim uma identificação. Através das fotografias lineares retro-iluminadas e das esculturas tridimensionais elaboradas com o lixo, é possível mostrar que aquela cena absurda faz parte do cotidiano e que pode ser facilmente revertida se o consumidor desejar.

Utilizando algumas ciências como a matemática,  estatística, química, biologia, marketing, publicidade, sociologia, psicologia e da lei de oferta/demanda da economia, foi possível construir um corredor entitulado “ Área de Consciência Máxima”, que é passagem obrigatória do público visitante.

O corredor é constituído basicamente por meio de imagens antagônicas. Tudo isso mexe muito com a consciência do visitante, pois a proposta é evitar embalagens impactantes e todos sabem que isso é possível se cada um desejar.

 Público alvo: Instituições públicas e privadas.

Locais de Apresentação

Este projeto foi apresentado  nos seguintes eventos:

Lançamento no Pensar XXI 2002 
Local: Centro de Cultura e Convenções de Goiânia
Data: 18 a 21/outubro/2001

Congresso de Arborização 
Local: Centro de Cultura e Convenções de Goiânia/GO
Data: 08 e 09/novembro/2001

 6ª Semana do Meio Ambiente   

Local:  Universidade Católica de Goiás                                                                                    Data: 2, 3 e 4/junho/2003

Semana do Meio Ambiente 
Local: Colégio Marista  Goiânia/GO
Data: 05 a 13/junho/2003

Conferência Nacional do Meio Ambiente 
Local: Universidade de Brasília
Data: de 27 a 30/novembro 2003

"AGENDA 21" E "MODELO AMBIENTAL ALEMÃO " REDUZIR, REUTILIZAR E AÍ SIM RECICLAR

Idealizador: Túlio Rodrigues

Consultoria Ambiental:  Gelva Costa Rodrigues- Especialista em Direito e Educação

Cidades: Goiânia

Patrocinador:  Jornal O Popular/ Organização Jaime Camara

Evento:Lançamento no Pensar XXI 2001 
Local: Centro de Cultura e Convenções de Goiânia
Data: 18-21 de outubro de 2001.

Esse projeto foi desenvolvido pela equipe do Com Ciência a pedido do Jornal O Popular maior jornal impresso de circulação de Goiás e Tocantins. A ideia foi trazer para o encontro de internacional de educação ” Pensar XXI”, uma discussão ambiente sobre a Agenda 21 e apresentar o modelo ambiental alemão de gestão de resíduos sólidos. A agenda 21, é o “Protocolo de Intenções, assinado na Rio 92 por 179 países, se comprometendo com o que se chamou á época de “Desenvolvimento Sustentável “, envolvendo uma ação interdisciplinar em diversos setores como: relações internacionais e comercio exterior, distribuição de renda, saúde, habitação, educação, cultura, agricultura, industria, ciência, tecnologia e programas sociais. Já o “Modelo Ambiental Alemão”, prioriza a tecnologia limpa criando leis para geração de menos lixo. Em primeira linha vem a Redução, a seguir a Reutilização e só por em menos incentivo a Reciclagem. Criar tecnologia que não gera lixo ´o objetivo principal. Junto com esse pavilhão desenvolvido, foi criado um painel pintado de 20 metros com as três fases distintas do cerrado.  A mostra “Paixão do Cerrado ” foi apresenta assim como um ciclo de palestras de especialistas.

BRASIL LIMPO

Idealizador: Túlio Rodrigues

Consultoria Ambiental:  Gelva Costa Rodrigues- Especialista em Direito e Educação Ambiental

Patrocinador:  SEBRAE/GO
Cidades: Goiânia

Evento: Roda Latina 1997
Local: Centro de Cultura e Convenções de Goiânia
Data:  9-13 de novembro de 1998

Convidados pelo SEBRAE GO, o Com Ciência trouxe para uma feira de internacional de negócios “Roda Latina”um grupo de alunos de uma escola de Goiânia para confrontar grandes empresários com a ideia de uma produção responsável para que o futuro deles pudesse ser melhor. Houve também o lançamento da sacola retornável assinadas pelo Com Ciência e o SEBRAE/GO.

FameThemes

This user is created while installing demo content. You should delete or modify this user’s information now.